Veja a beleza de algumas Carpas dos lagos Peixe & Vida.

O Koi com a base branca e estampa vermelha é o Kohaku. É o mais representativo dos Nishikigois conquistando campeonato na maioria das exposições. Sua cor branca e vermelha lembra a bandeira nacional do Japão. Existe entre os entendidos, a frase: "Inicia-se com Kohaku e termina-se com Kohaku". As pessoas inicialmente ficam maravilhadas com a beleza do Kohaku, mas com o tempo sentem-se atraídas pelo Showa, Ogon, etc., porém após tornar-se entendidos voltam novamente para o Kohaku. Aquela frase demonstra que o Kohaku é o mais autêntico dos Nishikigoi. Ao lado, foto de um Sandan Kohaku (Kohaku de 3 estampas).
Apresenta estampa vermelha e preta sobre a base branca. Sobre a cabeça deverá possuir apenas a estampa Hi e pequenas listas pretas na nadadeira peitoral. É justamente com Kohaku um dos mais representativos Nishikigoi. Ao lado, foto de um Doitsu Sanke.
O Koi que apresenta estampa branca e vermelha sobre a base preta é definido de "Showa Sanshoku". Deverá ter a estampa preta na base da nadadeira peitoral. Ao lado, foto de um Showa-Sanshoku.
O Koi que apresenta estampa branca sobre a base preta é definido de "Shiro Utsuri ou Shiro Utsushi". A nadadeira peitoral deverá possuir a base preta Ao lado, foto de um Ki (amarelo) Utsuri.
O Karasugoi escuro com a ponta da nadadeira peitoral em branco é denominado Hajiro. Ao lado, foto de um Hajiro.
O Nishikigoi com Hi redondo na cabeça e nenhum outro Hi sobre o corpo denominamos de Tantyo. O Tantyo Sanke tem Hi redondo na cabeça sem nenhum outro Hi no corpo e tem Sumi parecido com Shiro Bekko. Ao lado, foto de um Tantyo Sanke.
O Nishikigoi com inúmeros pontos (escamas) cintilantes denominamos de Kinguinrin. Praticamente em todas as espécies temos Kinguinrin. Ao lado, foto de um Shiro Bekko Guinrin.
São Nishikigois resultantes do cruzamento enre Ogon e demais espécies, exceto Utsuri. O Yamabuke Hariwake é o que tem estampas com a cor ouro, ouro puro e platina. O Yamabuke Hariwake Doitsu é o Hariwake da família de Doitsu. Ao lado, foto de um Yamabuke Hariwake Doitsu (carpa ouro).
A carpa dourada é definida como Ogon. Foi criado pelo Sr. Sawata Aoki e seu filho em 1946, quando descobriram uma carpa com linha dourada nas costas e adotou-a como matriz. A cada geração foram nascendo carpas com maior área dourada. O Yamabuki Ogon foi criado em 1957, através do cruzamento do Kigoi com Ogon. Tem um brilho de ouro puro. Ao lado, foto de um Yamabuki Ogon.
O Hi Ogon é o que tem brilho vermelho dourado. Deve ter cabeça limpa e brilhante bem como escamas brilhantes. Ao lado, foto de um Hi Ogon.
O Peixe Betta ou Combatente pode atingir até 10 cm de comprimento, sendo que seu tamanho médio é 60 mm. São peixes sociáveis com outras espécies mas em hipótese alguma mantenha dois machos no mesmo aquário porque irão "combater" até a morte. Apesar de sempre vermos os Betta em pequenos aquários, o ideal é que fiquem em grandes espaços, normalmente um macho e várias fêmeas. As fêmeas são menos coloridas.
Os Coridoras atingem até 70 mm. São muito úteis na limpeza do aquário pois comem o excesso de comida que se deposita no fundo e raspam algumas algas das pedras e do vidro. Devem ser mantidos em pequenos grupos. Devem ser alimentados com comprimidos para peixes de fundo à base de vegetais mas também comem flocos e alimentos congelados.
O Peixe Disco pode chegar de 15 a 20 cm de comprimento. Ele é um peixe muito sensível e, por isso, só é recomendado para aquariofilistas muito experientes. Deve ser mantido com outros da mesma espécie, pois é um peixe de cardumes. Para evitar situações de stress, deve-se manter o aquário perfeitamente limpo e efetuar freqüentes mudanças de água. No início podem parecer um pouco tímidos mas logo que habituam-se ao aquário, você os verá nadando felizes.